Tags

, , , , , , , , , , ,

Claro, sem nenhuma sombra de dúvida. Em tempos de pandemia como a que estamos enfrentando com a covid 19, é inevitável, necessário e prudente o distanciamento social, e ponto final.

No entanto, há um outro tipo de proximidade tão ou mais maléfica. Falo da proximidade com pessoas que são tão diferentes de nós que nos trazem enormes mal-estar emocional. Não se trata de pessoas boas ou ruim, certas ou erradas, trata-se de pessoal simplesmente muito diferentes de nós. São diferenças nos valores que norteiam a vida, valores familiares herdados dos nossos pais, conceitos de vida, orientação religiosa, etc.

É saudável emocionalmente, um relativo distanciamento dessas pessoas, antes que tais diferenças gerem inimizades e maus sentimentos, como ressentimentos e rancores. Tal seletividade nos poupará, seguramente, de estresses e desgastes emocionais, causa primária de muitas doenças psicossomáticas e até mesmo o comprometimento de nossa imunidade, o que abre largas portas às enfermidades. Não precisamos romper amizades, muito menos criar inimizades. Basta guardar um distanciamento que te mantenha seguros e livres dos conflitos e desgastes dos constantes embates que tais diferenças te trazem. É absolutamente natural que nossas amizades mais próximas sejam pessoas que tenham valores, conceitos e padrões de vida mais afinados com os nossos. Não precisamos no sentir culpados por isso. Pessoas muito diferentes de nós, estarão sempre frustrando nossas expectativas a respeito delas. Isso, porque nos esperamos delas ações e reações que se harmonize com os nossos conceitos, valores e padrões comportamentais. E, obvio, elas agirão e reagirão de acordo com os padrões e conceitos de vida que elas têm. O profeta Amós sabiamente adverte: Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo? (Amós 3:3-NVI). Em tempo de epidemias emocionais como estresses e depressões, escolha bem as pessoas com quem você deseja compartilhar sua caminha. Mantenha uma distancia segura de pessoas que te trazem desconforto e mal-estar. Sua saúde emocional agradece e você será mais feliz e mais saudável.